Mapa do Site  |  Mudar idioma   idioma japonês
Acesse o UDL
ok
esqueci minha senha?
HISTÓRIA
A experiência como subsidiária da KDDI Corporation, líder da quarta geração de telefonia celular no Japão e uma das maiores operadoras do mundo, conferiu à Ubik uma sólida experiência no atendimento a grandes empresas, na sua maioria multinacionais de origem japonesa.

A Internet Hall

Nascida em Agosto de 1996 em uma casa no Alto da Lapa com o nome de Internet Hall Comercial Ltda, inicialmente como um provedor de acesso à Internet, a Ubik cresceu a passos largos.

O começo foi difícil pois na época a Internet comercial dava seus primeiros passos no país, além disso, a infraestrutura de telecomunicações, fruto de anos de reserva de mercado e controle estatal, era extremamente precária.

O tempo de espera para se ter uma simples linha telefônica era de meses e as linhas telefônicas disponíveis eram comercializadas no mercado paralelo a preços que giravam em torno de R$15.000,00.

Além de ofertar serviços tradicionais de acesso à Internet, correio eletrônico e serviços de hospedagem de servidores e sites, a KDD Nethall também oferecia o serviço i-Fax, serviço de transmissão de fax via Internet, além de oferecer também serviços de desenvolvimento de websites.

KDD Corporation

O sucesso repentino despertou o interesse da KDD Corporation, segunda maior operadora do Japão que mantinha no Brasil um escritório de representação desde 1987 e esperava por uma oportunidade para iniciar uma operação comercial no país.

Esta oportunidade concretizou-se através de uma joint venture com a Internet Hall Comercial Ltda, dando origem à KDD Nethall Comercial Ltda, em 1998. Neste ano foi ativado o backbone Internet da KDD Nethall, um link de comunicação direto com o backbone Internet da KDD America, tal fato, além de proporcionar redundância ao serviço Internet, fato inédito na Internet brasileira, proporcionava excelente velocidade de comunicação entre as subsidiárias das empresas japonesas no Brasil e suas matrizes no Japão e Estados Unidos.

Em pouco tempo, o novo endereço da sede comercial da KDD Nethall, na Av. Paulista, seria insuficiente para comportar todos os colaboradores. Aproveitando o boom da Internet, uma nova sede foi projetada.

Além de contar com mais espaço para os colaboradores, o novo espaço contava também com uma área de 100m2 com piso elevado, no-break, grupo gerador, ar-condicionado e todos os demais recursos necessários para hospedar servidores e aplicativos.

Em 1999 teve início o processo de privatização do setor de telecomunicações no Brasil, além de investir na KDD Nethall, o grupo KDD também realiza investimentos no setor de telefonia celular, adquirindo uma licença para operar na região do Paraná e Santa Catarina através da Global Telecom, da qual era acionista majoritária.

O início do Desenvolvimento de Sistemas

Na mesma época a KDD Nethall dava mais um passo importante iniciando as atividades de desenvolvimento de sistemas. O primeiro projeto de expressão foi um portal WAP para a Global Telecom, primeiro portal WAP lançado comercialmente no país.

Mais uma novidade iria trazer enormes benefícios para os clientes da KDD Nethall com o lançamento do serviço i-Phone, serviço de telefonia VoIP que proporcionava custos menores do que os praticados pelo mercado para ligações internacionais, em especial para os Estados Unidos e Japão.

Integração de Sistemas

Com o estouro da bolha da Internet, em 2000, a KDD Nethall viu-se obrigada diversificar sua operação, dando início às atividades de Integração de Sistemas, passando a atuar também em projetos de rede, gerenciamento e monitoração de redes, servidores e aplicações, consultoria, soluções de segurança e comercialização de softwares e hardwares dos fabricantes CA, Cisco, Netscreen, 3COM, Microsoft, Compaq, entre outros.

No mesmo ano, a KDD Nethall desenvolve o WebCat, ferramenta de gerenciamento de conteúdo para sites e intranets.

Nascimento da KDDI Corporation

Em 2002 ocorre a fusão entre 3 grandes grupos no Japão: KDD Corporation, segunda maior operadora do Japão, DDI Corporation, operadora de telefonia celular em franca expansão, controlada pelo Grupo Kyocera e IDO Corporation, operadora controlada pelo Grupo Toyota.

Esta fusão dá origem à KDDI Corporation. No Brasil, além da alteração da razão social da KDD Nethall Comercial Ltda para KDDI do Brasil Ltda, com o objetivo de lançar serviços do portfólio global da KDDI Corporation, operação brasileira recebe investimentos da Sumitomo Corporation, tendo início a comercialização do serviço IP/VPN Internacional.

Como especialista em Internet e segurança, a KDDI do Brasil recebe um convite para participar de uma reunião junto a um cliente para avaliar um possível novo fornecedor, Trend Micro, empresa fabricante de antivírus. A reunião não poderia ter sido mais profícua. Nascia ali a parceria Trend Micro e KDDI do Brasil.

Serviços de Datacenter

Em 2005 a KDDI do Brasil inicia atividades para atender projetos de continuidade de negócios, este fato gera a necessidade de aprimorar os serviços de hospedagem, neste sentido, a empresa decide por desativar a área de hosting criada em 1999, transferindo sua infra-estrutura para o datacenter da Impsat, atual Global Crossing, com infra-estrutura de classe mundial completamente redundante.

Nascia um serviço de datacenter diferenciado, na medida que, apesar de não possuir um datacenter próprio, a KDDI do Brasil opta por manter uma equipe em regime 24x7 alocada dentro do datacenter, proporcionando aos seus Clientes elevado nível de atendimento.

Aplicações para telefonia celular

No mesmo ano a empresa dá início às atividades de telefonia móvel com o lançamento do serviço de mensagens curtas (SMS), além de dar início ao desenvolvimento de aplicações voltadas para a telefonia celular. Na ocasião a KDDI do Brasil detém exclusividade para o desenvolvimento e comercialização dos jogos da marca Estrela.

PMO – Project Management Office

A Ubik deu início, por volta de 2006, às atividades de gerenciamento de projetos, auxiliando, no que tange à infraestrutura de TI, diversas empresas, em especial multinacionais de origem japonesa do mercado automobilístico, na construção de fábricas e escritórios.

De Subsidiária a Parceira Global do Grupo KDDI

Um mercado extremamente competitivo, onde a rapidez e baixos custos são fundamentais, aliado ao fato de que não ter conseguido alavancar os serviços do portfólio global da KDDI Corp, levam os controladores da KDDI do Brasil a nacionalizar a operação brasileira que passa da condição de uma subsidiária, para um parceiro global.

Esta alteração traria maior agilidade para a operação e uma nova razão social: Ubik do Brasil Soluções em Tecnologia Ltda, uma empresa jovem, porém madura, estruturada e com muita experiência.

Ubik Japan & Novos Mercados

Durante o ano de 2008, além de procurar consolidar sua posição de liderança junto ao mercado de empresas japonesas, a UBIK iniciou atividades visando busca oportunidades em outras áreas, em especial junto a empresas não japonesas através da contratação de 2 novos profissionais de mercado e através da inauguração de uma filial no Japão, cujo objetivo inicial é o de prospectar oportunidades na área de desenvolvimento de softwares.

De Parceira Global a Subsidiária do Grupo KDDI

Além de atuar em projetos próprios, a Ubik vinha atuando, desde 2007, como um parceiro do Grupo KDDI, sendo responsável por todo o operacional do Grupo no Brasil e América Latina, atuando nas áreas de consultoria, serviços profissionais e fornecimento de software e hardware. Com o objetivo de consolidar a posição de liderança no mercado, a Ubik foi incorporada ao Grupo KDDI em 2014.
Contato

UBIK do BRASIL
Rua Bela Cintra, 986
1º andar, Cj. 12
Consolação, São Paulo
SP | CEP 01415-000
Tel: 11 3179 1100
Fax: 11 3179 1120
comercial@ubik.com.br
Parceiros

parceiros ubik
UBIK do Brasil LTDA - 2018© - Todos os direitos reservados. | política de privacidade powered by UBIK